O humor negro na rede
Se antes o contato de uma pessoa era o telefone, hoje a pergunta é: ‘Você tem Facebook?’. Não há dúvida que um dos meios de comunicação mais instantâneo é a internet. A rede social alcançou uma grande proporção no Brasil nos últimos anos. E com isso surgiram as páginas de humor.
Um exemplo disso é a Bru5qu3 M1L GR4U, que foi fundada em setembro do ano passado por Jaderson Marques Vargas (17). Ele é estudante de Publicidade e Propaganda e decidiu criar a página por hobby. O M1L GR4U já existia em cidades vizinhas e Vargas optou por administrar a página em Brusque.
Além dele, outros três administradores pertencem ao grupo: Rodrigo Hang, Willian Zen e Felipe Costa. Eles enviaram mensagens para a página sugerindo idéias. Os integrantes têm apenas contato virtual, nem todos se conhecem pessoalmente, mas Vargas garante que eles compartilham das mesmas ideias.
“Eles mandaram mensagem, fizemos uns testes e fomos conversando. Nós pensamos a mesma coisa, temos a mesma ideia e o mesmo modelo. Todos os quatro fazem publicações, normalmente diárias.”
Em três meses a página alcançou 1.000 curtidas. Hoje já são 6.504 internautas que acompanham a página no Facebook. Jaderson afirma que antes não havia preocupação com o conteúdo postado, mas devido às proporções que alcançou eles são mais cautelosos agora. “Temos 50 mil visualizações semanais então temos que tomar muito cuidado com o que a gente fala. A gente não é mais humorista, já é criador de opinião. O que nós falamos a galera vai repercutir.”
Sobre os postes polêmicos ele diz que eles precisam trabalhar com ‘humor de um lado negro’ para criticar as coisas que não são corretas. Mas que quando alguém se sente ofendido o conteúdo é retirado da página. “É só uma brincadeira. Se não gostar, manda uma mensagem que a gente remove o conteúdo na hora. Nossa intenção não é praticar bulling, é só divertir mesmo.”
O plano agora é alcançar 10 mil curtidas.